Avalie Eboi:
Para que o Eboi continue a crescer, contamos com sua ajuda, envie dicas, críticas, sugestões e melhorias no campo abaixo!
Aguarde, carregando...
Para que o Eboi continue a crescer, contamos com sua ajuda, envie dicas, críticas, sugestões e melhorias no campo abaixo!
A desmama racional está ganhando cada vez mais espaço nas fazendas de cria por facilitar o manejo, e, mais: traz muito retorno econômico. Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes dessa história.
Quem falou da técnica foi a zootecnista, mestre em zootecnia e doutora em ciências biológicas Cintia Marcondes. Ela participou do programa Giro do Boi desta quinta-feira, 11.
Ela é pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos (SP), e desde 2014 vem avaliando o sistema de desmama de bezerros feito lado a lado.
Piquetes de separados de pastagem para vacas e seus bezerros. Foto: Gisele Rosso/Embrapa Pecuária Sudeste
A desmama racional pode possuir diversas formas, mas o princípio é que vacas e seus filhotes, bezerros com cerca de oito meses de idade, fiquem próximos durante o período de desmama.
Os bezerros ficam separados das vacas apenas por um corredor, em pastos diferentes, onde mãe e filho mantêm contato visual, auditivo e olfativo.
A técnica de manejo faz parte de práticas de bem-estar animal, pois promove mais tranquilidade aos animais justamente no período de desmama que é de maior estresse tanto para a vaca quanto para o bezerro.
O método diminui o estresse causado pela separação, melhorando o bem-estar e a produtividade.
A partir da desmama racional, percebeu-se que, aos 12 meses de idade, o ganho de peso dos bezerros foi superior aos desmamados da forma tradicional.
As fêmeas, também com 12 meses, quando mensurado o temperamento, foram menos reativas do que as desmamadas pelo método convencional.
Entre essas estruturas estão pastos adjacentes com cerca reforçada ou pastos próximos com corredor no meio, por exemplo. Também é necessário o treinamento da mão de obra para adequar a propriedade para essa estratégia.
Lote de bezerros na desmama. Foto: Divulgação
Em contrapartida, no desmame tradicional, o bezerro é apartado da mãe e levado a locais distantes para que não haja contato.
Estressados, os animais passam mais tempo caminhando, deixando de se alimentar, ruminar e descansar.
O estresse reduz o ganho de peso do bezerro e afeta sua imunidade, refletindo em menor bem-estar dos bovinos e prejuízos econômicos para os pecuaristas.
FONTE: https://www.girodoboi.com.br/capa/desmama-racional-faz-o-manejo-ser-mais-tranquilo-e-rentavel-na-fazenda/